espirais

Apoio PedagógicoApoio Pedagógico

Edições Anteriores

Cadastro

Cadastre-se para receber
mensalmente em seu e-mail.


Coisas para fazer todo dia

Coisas para fazer todo dia

Ser pai ou mãe significa que há uma porção de coisas que se deve fazer todo dia, mas tive de limitar essa lista. Assim eu escolhi aqueles que me vieram primeiro à mente. A maioria desses eu colocaria no topo da lista das coisas realmente importantes que você pode fazer.

Dê muitos beijos e abraços

Toda sua família precisa sentir seu amor todo dia. Não somente as crianças, mas também seu parceiro na criação dos filhos. Não retenha todos aqueles abraços e beijos. Pessoas afetuosas vivem mais. Ou, pelo menos, deveriam.

Leia para seus filhos

Ler para os filhos não somente lhe proporciona um momento tranquilo para ficar sozinho com eles, mas também os inicia num bom hábito e faz com que comecem a cultivar o amor pelos livros. Crianças cujos pais leem para elas (ou que leem elas mesmas) estão associadas a QIs mais altos, melhor vocabulário e habilidades linguísticas mais desenvolvidas. Se você age como um verdadeiro amigo para seus filhos, será naturalmente acessível. Você quer que seus filhos possam conversar com você sobre qualquer coisa, que façam perguntas sobre problemas que os estejam incomodando e que nunca sintam que está ocupado demais para eles.

Diga a seus familiares que você os ama

Todo mundo necessita se sentir amado. Ainda que possa demonstrar seu amor por meio das coisas especiais que faz pela família, é necessário, também, que ela ouça aquelas palavras tão importantes: “Eu amo vocês”. Juntamente com a necessidade de se sentir amada, sua família precisa saber que é especial. Você pode fazer com que saibam disso não somente dizendo-o a eles, mas também fazendo coisas especiais para os membros da família. Mande bilhetinhos para as crianças junto ao seu lanche, ou coloque um bilhete na pasta ou bolsa de seu parceiro. Ou deixe uma mensagem ao telefone no trabalho. Você faz as pessoas se sentirem especiais por meio das coisas especiais que faz por elas.

As crianças necessitam de amor; especialmente quando não o merecem.

Harold S. Hubert.

Dê uma alimentação nutritiva à sua família.

Não é importante somente que as crianças comam os alimentos certos; é importante, também, que você cuide de si mesmo. Você não apenas estabelece um bom exemplo ao pegar uma banana para sobremesa em vez de um bombom (humm, bombom), mas também ensina seus filhos a tomarem boas decisões em relação à escolha dos alimentos.

Adaptado de: GOOKIN, Sandra Hardin. Filhos para leigos. São Paulo: Mandarim, 1996.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela

Tante