espirais

Apoio PedagógicoApoio Pedagógico

Edições Anteriores

Cadastro

Cadastre-se para receber
mensalmente em seu e-mail.


Uma hospitalização

Uma hospitalização

A permanência de um filho em uma clínica pode gerar muita angústia nos pais e, se eles não transmitirem serenidade ao doente, será muito difícil diminuir a ansiedade de todos na família. Por isso, é importante que você e seu parceiro procurem se acalmar e não se deixem esgotar. Definam turnos entre vocês e procurem fazer com que cada um goze de um tempo fora da clínica.

Se a hospitalização não for uma urgência, prepare a criança, explique que passará alguns dias fora de casa, façam juntos a mala, levem brinquedos.

Se for por muito tempo, a criança pode sentir que está à mercê da doença; deixe-a brincar com coisas que lhe permitam controlar a situação, como, por exemplo, ler livros que ela já conhece.

Façam-na saber que vocês confiam nos médicos e nas enfermeiras que a atendem.

Se tiver irmãos e não for conveniente que o visitem na clínica ou se não for permitido, explique ao doente que eles o amam, mas não podem estar ali.

Permita que converse por telefone ou faça com que lhe enviem desenhos ou cartas. Esse apoio é muito importante.

É possível que, ao voltar para casa, a criança tenha regressões, como urinar na cama, precisar de fraldas ou ter pesadelos. Esses fatos são normais, não censure seu filho.

É bom deixá-lo brincar de médico ou de hospital; muitos fazem isso quando chegam em casa, para assimilar a experiência que tiveram e sentir que foram capazes de superá-la e lidar com ela.

Se a situação for grave, diga a verdade à criança, sempre. Procure livros ou explicações dos médicos que a ajudem responder às inquietudes dela. E diga-lhe que você sempre estará ao seu lado.

LEMBRE-SE

Não espere que seu filho esteja muito doente para levá-lo ao médico. Os exames periódicos são muito úteis para garantir o bom desenvolvimento físico e emocional.

Educar e aprender. Um guia prático para crescer em família. Santiago: Editorial Amereida, 2007.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela

Tante