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Orientações para a primeira semana de aula

Orientações para a primeira semana de aula

A chegada e a adaptação das crianças à escola são, muitas vezes, difíceis tanto para os pais ou responsáveis quanto para os filhos. Assim, sugerimos que a escola faça um planejamento específico para o acolhimento das crianças de 2 anos.

É importante informar aos pais antecipadamente como será o trabalho e solicitar a participação de cada um deles. Para isso, alguns pontos deverão ser abordados, tais como: No programa de adaptação, a mãe pode ficar, do 1º ao 3º dia, 2 horas com a criança no pátio e visível à entrada da sala quando a criança estiver na sala. No 4º dia, a mãe pode se distanciar um pouco e observar de longe, tanto no momento em que a criança estiver na sala de aula quanto no pátio. No 5º dia, a mãe deve ausentar-se da escola 1 hora após a entrada.

Na 2ª semana o horário deverá ser normal sem a presença da mãe. Assim, os pais devem respeitar o período estabelecido pela escola para que a adaptação da criança seja feita da melhor forma possível. Os pais ou responsáveis devem evitar fazer comentários sobre a adaptação da criança à escola em sua presença. Cabe à mãe entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe. Os pais ou responsáveis nunca deverão sair escondidos de seu filho. É recomendável despedir-se naturalmente, para que não seja alimentada a ilusão de que os pais desaparecem e aparecem. Ao despedir-se discretamente, os pais habituam seus filhos à rotina da despedida.

A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado. A presença de pais ou responsáveis após a primeira semana, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença de seus respectivos pais ou responsáveis. Os pais os responsáveis devem incentivar a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar de algo para que crie laços afetivos com ele. É importante lembrar aos pais ou responsáveis que o educador atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção igualmente, promovendo, com a mãe e ao longo da primeira semana, a integração da criança.

Se os pais ou responsáveis confiam na escola, sentirão segurança na separação, e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação. É importante saber que o período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente. Os pais ou responsáveis devem evitar interrogatórios sobre o dia da criança na escola. É preciso ficar atento ao fato de que poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos, etc.).

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