espirais

Apoio PedagógicoApoio Pedagógico

Edições Anteriores

Cadastro

Cadastre-se para receber
mensalmente em seu e-mail.


Pais que agem de formas diferentes

Pais que agem de formas diferentes

Os pais devem continuar a viver o que têm para viver, mesmo depois de serem pais. Não devemos viver única e exclusivamente em função dos filhos […] porque cobraremos deles, mais cedo ou mais tarde, com juros e correção […] (Idem, p. 138)

Concordo. Os pais devem continuar com suas atribuições para, futuramente frustrados, não atribuírem aos filhos a culpa por sua frustração, gravada para sempre no cérebro deles ainda antes da concepção. A frustração dos pais é um estresse que precisa ser bem, administrado para não chegar a alterações de humor, que culminam em distúrbios comportamentais contra os filhos (agressividade ou mimos, com superofertas compensatórias) por terem “atrapalhado” seus planos de vida. A frustração mal administrada dos pais é “mapeada” no cérebro dos filhos, fazendo-os sentir culpa pela sua “infelicidade”, sentirem-se “devedores” e “assumirem uma dívida” sem ter participado dela e sem conseguir saldá-la. A quitação da dívida e o devido esclarecimento raramente lhes chegam e, assim, eles também ficam frustrados e sem a felicidade autêntica, fazendo os pais se sentirem culpados, agora, pela sua frustração, deteriorando o relacionamento familiar.

O pior é que, durante todo seu desenvolvimento, esses filhos tentam “compensar” os pais com agrados, obediência incondicional, concordância e aceitação de suas determinações e resoluções, com tal passividade, que bloqueiam suas autoconquistas e felicidade autêntica. Quando adolescentes, conseguem entender toda a situação; sentem-se traídos, injustiçados, revoltam-se, contrapõem-se aos pais em tudo, com agressões verbais ou físicas, que fecham o círculo vicioso da falta de felicidade autêntica e caos generalizado.

KLAJNER, HENRIQUE. A autoestimulação e seus reflexos na educação. São Paulo: Marco Zero, 2011.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela

Tante