espirais

Apoio PedagógicoApoio Pedagógico

Edições Anteriores

Cadastro

Cadastre-se para receber
mensalmente em seu e-mail.


Tornando o ensino mais proveitoso

Tornando o ensino mais proveitoso

• Permita que a criança experimente o sucesso. 

• A criança deve saber quando respondeu corretamente. Caso a resposta esteja incorreta, diga à criança, mas faça com que ela esteja a um passo de encontrar a resposta certa. 

• Reforce as respostas corretas. 

• Encontre o nível ideal para a criança trabalhar. 

• Passe o mais lentamente possível de uma etapa da atividade para a outra. 

• Proporcione transferência positiva de conhecimento de uma situação prática para outra. 

• Repita as experiências quantas vezes for necessário.

• Prefira espaçar as repetições do assunto no tempo a acumular as experiências num curto espaço de tempo. 

• Nos estágios iniciais de aprendizagem, associe constantemente um estímulo ou uma pista a somente uma resposta. 

• Motive a criança para um esforço maior. 

• Limite o número de conceitos apresentados em qualquer período. 

• Organize o assunto com dicas adequadas para chamar a atenção. 

• Ofereça experiências de sucesso.

Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental. Ano 6. No 67. São Paulo: Lua, setembro 2009.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela

Tante