Cadastre-se para receber
mensalmente em seu e-mail.
• Permita que a criança experimente o sucesso.
• A criança deve saber quando respondeu corretamente. Caso a resposta esteja incorreta, diga à criança, mas faça com que ela esteja a um passo de encontrar a resposta certa.
• Reforce as respostas corretas.
• Encontre o nível ideal para a criança trabalhar.
• Passe o mais lentamente possível de uma etapa da atividade para a outra.
• Proporcione transferência positiva de conhecimento de uma situação prática para outra.
• Repita as experiências quantas vezes for necessário.
• Prefira espaçar as repetições do assunto no tempo a acumular as experiências num curto espaço de tempo.
• Nos estágios iniciais de aprendizagem, associe constantemente um estímulo ou uma pista a somente uma resposta.
• Motive a criança para um esforço maior.
• Limite o número de conceitos apresentados em qualquer período.
• Organize o assunto com dicas adequadas para chamar a atenção.
• Ofereça experiências de sucesso.
Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental. Ano 6. No 67. São Paulo: Lua, setembro 2009.